Casa da Portagem
 

A Casa da Portagem é uma Casa de Férias, situada na aldeia da Portagem, no Concelho de Marvão no Alto Alentejo. Composta por dois quartos, uma casa de banho, uma cozinha, uma casa de banho serviço e uma sala.

A dois passos da Ponte Romana da Portagem e da Praia Fluvial da Aldeia da Portagem e Piscinas Municipais. A Ponte quinhentista reaproveitando materiais de uma primitiva ponte romana, de tabuleiro rampante, assente em arcos de volta perfeita, revestida por um paramento médio a grande e com pedras bem esquadradas nas aduelas. Destaca-se pelo excelente estado de conservação em que se encontra, não tendo sofrido alterações notórias pelo menos nos últimos três séculos. 

A praia fluvial da aldeia de Portagem, em Marvão, é uma das praias mais procuradas por portugueses e também por muitos espanhóis devido à proximidade da fronteira com a Espanha. A praia faz parte de um ótimo espaço chamado Centro de Lazer da Portagem que também possui piscinas, especialmente procuradas nos dias quentes de verão. Com uma vista magnífica para o castelo de Marvão, este complexo é composto por três piscinas exteriores com balneários (duas para adultos e outra para crianças), sendo a praia fluvial uma delas, situada no leito do rio Sever. Esta é um dos pontos mais movimentados do concelho de Marvão, que dispõe de um gramado numa das suas margens com inúmeras mesas e bancos nas suas imediações para que os banhistas possam passar agradáveis dias quentes com suas famílias ou amigos. O Centro de Lazer é ainda composto por um anfiteatro, uma quadra polidesportiva, por um parque infantil, um restaurante/bar, bem como um parque verde.