Casa dos Escritores
 

A Casa dos Escritores é uma Casa de Férias com piscina privada, situada na aldeia da Beirã, no Concelho de Marvão no Alto Alentejo. Casa dos Escritores é constituída por um T1 e um T3 cada um com o seu Telheiro e Terraço. A Casa dos Escritores tem capacidade para 7 pessoas.

duas pessoas no T1 - Casa do Torga e cinco pessoas no T3 - Casa do Namora.  

A Beirã, em 1837 como primeira referência chama-se apenas sítio, existiam apenas quatro casinholas, que tinham por objetivo servir de resguardo temporário aos trabalhadores agrícolas.

 

A Beirã tinha uma grande diversidade de solos e água em abundância. As férteis terras desta freguesia eram então exploradas até a exaustão pelas melhores casas agrícolas romanas instaladas na Beirã. Com o fim do Império Romano, a Beirã assiste a uma nova reorganização social e económica. O episódio mais marcante da Beirã ocorre no ano de 1878, quando se iniciam as obras de construção de um novo troço de linha-férrea.


Rapidamente o sitio chamado Beirã, passa de 4 casinholas para mais de quarenta casas habitáveis e todas abarrotando de moradores, duas escolas, vários comércios, teatro e até uma sociedade de recreio familiar.

Com a chegada do comboio à Beirã, chega também a estação, e com ela vieram a alfandega, os despachantes, a guarda-fiscal e a PIDE.

Também esta marcou de forma indelével a economia e a sociabilidade desta aldeia. A ela se ficou a dever a construção da igreja de invocação de Nossa Senhora do Carmo, benzida em 16 de Julho de 1944.

Data em que ainda hoje ocorrem as festas de verão e religiosa da nossa freguesia, ou seja, no dia 16 de Julho.